terça-feira, 14 de abril de 2009

A História do Pretinho Básico




Ele surpreende por sua versatilidade há quase 80 anos, o "pretinho básico" mostrou que não é apenas mais que uma peça-chave no guarda-roupa feminino, porque se tornou também um clássico da moda mundial. Recentemente um site especializado em moda, revelou que o Guarda-roupa feminino é formado principalmente por roupas pretas.
O estudo mostrou que o preto não está presente apenas no "tubinho preto básico" mas também em bolsas, sapatos e outras peças de roupa. Mas, afinal, quem inventou a funcionalidade desses vestidos? A revista Vogue publicou uma ilustração do novo modelo de vestido, criado pela estilista Coco Chanel. Às vésperas da segunda grande guerra, o modelo passou despercebido.
Somente em 1947, Christian Dior ressuscitaria a idéia de Chanel e, de quebra, popularizou o que ficou conhecido como o uniforme das moçoilas dos anos 50: um vestido preto, com golas e luvas brancas, usado com um colar de pérolas, sapatos coloridos e uma estola de pele. O sucesso do modelito foi tamanho que as décadas seguintes trataram de promover suas próprias versões do clássico. Nos anos 60, o "pretinho básico" ganharia nova cara. Desta vez, pelas mãos do francês Hubert Givenchy.
O modelo ficaria eternizado pela personagem da atriz Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Após os coloridos e psicodélicos anos 70, o "pretinho básico" voltaria com tudo. Nos anos 80, ele encarnaria de vez o papel de salva-vidas fashion. Simples e elegante, o vestido seria o uniforme ideal para as mulheres que corriam atrás do seu espaço no mercado de trabalho - isso, é claro, sem abrir mão da feminilidade. A partir dos anos 90, o desenvolvimento de novos tecidos deixou o "pretinho básico" ainda mais versátil.
Aí vão algumas dicas de como montar alguns looks para algumas ocasiões do dia. Para montar combinações diferentes, basta apenas um pouco de criatividade e disposição. Para qualquer ocasião, um "pretinho básico" vai bem. A peça é coringa, porém existem algumas regrinhas que devem ser seguidas na hora de montar o seu look.


Vamos começar apostando nos acessórios:
O dia, por exemplo, pede "pretinhos básicos" com carinha de "o mais discreto possível." Escolha, de preferência, os vestidos com fios naturais. Um pretinho básico de linho ou algodão, por exemplo, fica lindo com scarpins ou sapatos com formas arredondadas - sempre com saltos baixinhos. Com sapatilhas, compõe uma dupla elegante. Sem erro.
Os acessórios devem seguir a regra do quanto menos, melhor. Um brinco e um colar de pérolas fazem um look "a la" Audrey Hepburn. Lindo e ultrafeminino. Com jóias ou bijouterias clássicas, fica a cara da Jackeline Kennedy, ex primeira-dama dos Estados Unidos. Aposta na elegância. Para as executivas, um "pretinho básico" feito de microfibra (ou qualquer outro tecidos sintético) pode ser combinado com um sapato social. Um bom relógio no pulso e uma bolsa a tiracolo complementam look impecável: pronta para o trabalho.Para as moderninhas, um bom par de tênis e um casaquinho colorido. Simples assim. A noite pede brilho e exuberância sempre. E aí que o "pretinho básico" ganha luz com aplicações e transparências. Os acessórios ajudam a dar um up no look. Com uma pequena bolsa com paetês pretos e uma sandália de salto alto preta, e pronto! A mulher fica sexy e correta. Com broches ou flores, ela ganha romantismo e sofisticação. Em qualquer opção, porém, o segredo é ousar. E reinventar...


Nenhum comentário: